Num estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Harvard, do qual participaram 42.850 homens, aqueles que comiam mais de 25 gramas de grãos integrais por dia diminuíam o risco de doenças cardíacas em 15%. Quem comia diariamente mais de 11 gramas da casca dos grãos - a parte com maior concentração de fibras - diminuía o risco em 30%. Boas fontes incluem arroz integral, aveia, pão integral e pipoca. Os pesquisadores ainda estão tentando entender como os grãos integrais agem no coração. Pode ser que as fibras, os esteróis vegetais ou outros nutrientes diminuam o colesterol. Talvez sejam os antioxidantes, que ajudam a proteger contra o endurecimento das artérias. Ou pode ser que comer grãos integrais dê uma sensação de satisfação e, por isso, ajude a prevenir a obesidade, fator de risco para doenças cardíacas. Três porções de grãos integrais são suficientes para se obterem 25 gramas. Não gosta da textura desses alimentos? Os fabricantes estão criando um pão integral que você irá jurar que é pão branco.